A visita especial que transformou um dia comum em um momento de pura alegria e esperança no A.C.Camargo Cancer Center.
O ambiente hospitalar, muitas vezes marcado pelo silêncio e pela apreensão, ganhou cores e sorrisos nesta sexta-feira (12). As alas pediátrica e adulta do A.C.Camargo Cancer Center receberam uma visita singular e emocionante: cães treinados para interação terapêutica, incluindo o famoso Amendoim, conhecido por sua participação no filme “Caramelo”. A iniciativa, que faz parte do projeto “Love que Cuida”, idealizado pela Petlove, levou momentos de leveza e afeto a pacientes em tratamento oncológico.
Cães resgatados se tornam anjos de quatro patas
Jacaré, Romeu, Lex, Murakami e, claro, Amendoim, circularam pelos corredores e quartos, distribuindo carinho e quebrando a rotina hospitalar. Esses animais, todos sem raça definida, foram acolhidos pelo Instituto Caramelo e passaram por um rigoroso processo de preparação para atuar no apoio emocional. A escolha por cães resgatados não foi aleatória, como explica Yohanna Perlman, diretora executiva do Instituto Caramelo.
“Fizemos um filtro para trazer esses animais que, em muitos casos, passariam a vida inteira em um canil, sem a oportunidade de conviver fora do abrigo”, afirma Perlman. “Poder sair, socializar e ter esse contato humano faz uma diferença enorme para eles. E posso dizer que, para os pacientes, também foi transformador: todos ficaram muito felizes.”
O poder terapêutico do afeto canino
A veterinária Bruna Garcia ressalta que o sucesso dessas terapias está no temperamento do animal, e não na raça. “Qualquer pet pode se tornar terapeuta, é muito mais sobre temperamento do que qualquer característica de raça”, explica Garcia. “Tem que ser um que goste de carinho, que aceite bem o toque humano, principalmente nessas terapias com crianças que gostam de abraçar. Obviamente, os animais precisam ter a saúde em dia, estarem saudáveis, vacinados e sem parasitas.”








