dsm-firmenich anuncia venda de sua divisão de nutrição e saúde animal por 2,2 bilhões de euros à gestora CVC
A holandesa dsm-firmenich oficializou a venda de seus negócios de nutrição e saúde animal para a gestora CVC, em uma transação avaliada em 2,2 bilhões de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 13,6 bilhões. A companhia manterá uma participação acionária de 20% nas empresas resultantes desta operação. Este movimento, divulgado em comunicado nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, representa a etapa final no reposicionamento estratégico da dsm-firmenich, que agora focará integralmente em seus segmentos de saúde humana, nutrição e beleza.
A unidade vendida gerou receitas de cerca de 3,5 bilhões de euros no último ano e emprega aproximadamente 8 mil funcionários. A transação se alinha com a intenção da empresa de concentrar seus esforços em outras áreas de atuação, intensificando sua transformação em uma empresa voltada ao consumidor. No ano passado, a dsm-firmenich já havia alienado a Feed Enzymes, subsidiária focada em enzimas para saúde e nutrição animal, por 1,5 bilhão de euros, para a Novonesis.
O valor total consolidado dos negócios de Nutrição e Saúde Animal (ANH), incluindo a venda anterior da Feed Enzymes, alcança 3,7 bilhões de euros. A partir de agora, a divisão de nutrição e saúde animal da dsm-firmenich será desmembrada em duas novas entidades com sede na Suíça. A Solutions Company se dedicará a soluções de performance, premix e serviços de precisão. Já a Essential Products Company abarcará o portfólio de vitaminas, carotenoides e ingredientes de aroma.
A dsm-firmenich celebrará um acordo de fornecimento de vitaminas de longo prazo com a Essential Products Company. O objetivo é assegurar a continuidade e a segurança do suprimento em aplicações de alimentos para humanos e animais de estimação. A empresa holandesa tem previsão de receber 1,2 bilhão de euros no fechamento do negócio. Deste valor, metade será em caixa líquido, 500 milhões de euros em transferências de dívidas e passivos, e 100 milhões de euros em uma nota de empréstimo.
Adicionalmente, a dsm-firmenich fornecerá à Essential Products Company uma linha de crédito de até 450 milhões de euros, além de um suporte de liquidez complementar de até 115 milhões de euros. A conclusão desta transação está sujeita às aprovações regulatórias dos órgãos antitruste e tem expectativa de se concretizar até o final de 2026.
Dimitri de Vreeze, CEO da dsm-firmenich, destacou a evolução da empresa. “Hoje marca o passo final dessa jornada, e esta transação reflete nosso compromisso em acelerar nosso crescimento e criar valor de longo prazo para todos os stakeholders. Ao mesmo tempo, este acordo abre um novo capítulo emocionante para a área, permitindo que ela prospere e realize todo o seu potencial”, declarou.
Steven Buyse, sócio-gerente da CVC, expressou otimismo quanto à criação de duas empresas líderes no setor. “Ambos os negócios oferecem um potencial significativo para a criação de valor, um impulsionando inovação e a eficiência na pecuária e o outro será um líder global resiliente em ingredientes essenciais para rações, alimentos e fragrâncias”, afirmou.
O processo de separação da unidade de saúde e nutrição animal teve início em 2024, encerrando um ciclo de aquisições que incluiu a compra da brasileira Tortuga em 2012 por 465 milhões de euros, um marco para a entrada da então DSM na América Latina. Naquela época, a DSM já vinha se desfazendo de negócios em química para focar em áreas menos voláteis, como ingredientes alimentares.







